quinta-feira, 24 de maio de 2012

Namorar pra quê?




Tenho recebido milhares de cartas, telegramas e e-mails do Brasil inteiro, de fiéis leitores questionado o porquê de não escrever nem falar mais sobre o amor (mentira, na verdade foram 8 no máximo). Na verdade, parei de falar sobre amor simplesmente porque não tinha mais nada a dizer sobre isso. Todo mundo fala de amor o tempo todo, e toda a contribuição inexpressiva e inexperiente que eu tinha a dizer sobre o tema se esgotaram ou perderam o sentido. Só decidi retoma-lo porque faltou uma coisa essencial que não havia aprendido nos meus melancólicos dias de Pierrot.

Ah, o namoro... quem não quer ter aquela pessoa com quem você possa compartilhar sua vida; receber SMS de bom dia; ter uma música que a lembre; ter alguém que te faça sentir o cara mais bobo, porem mais incrível do mundo; aquela pessoa que faz com que tudo faça sentido, e ao mesmo tempo nada. Quem nunca? (Se você não procura nada disso, por gentileza, vá até o canto superior direito da tela e clica no X)
Infelizmente, nem sempre essa tão esperada pessoa vem no momento que queremos ou precisamos. E aí? Como proceder? Eu particularmente, pensando em um possível motivo de ter ficado tanto tempo esperando alguém, e porque ainda não estou namorando cheguei a algumas conclusões:

Eu me achava a ultima pessoa da face da terra a ter a chances de conquistar alguém. Não sou bonito, isso é notável. Isso com certeza pesa, mas hoje vejo por outro viés. Agora já acho até que seria um ótimo namorado. Sou ‘arrumadinho’, (adoro gente feia se descrevendo arrumadinha pra demonstrar a tentativa de compensação, risos) educado, respeitador, sei ouvir, gosto de cuidar do outro e acima de tudo, sou temente a Deus e vivo tentando ainda que muito errando, refletir o caráter de Cristo: Um homem responsável, amoroso, justo e altruísta. Se tudo isso não for suficiente pra uma pessoa, então ela não merece meu amor (UAU, estamos inconsoláveis!).

Meu contexto também não favorece. Me sinto completamente pressionado a namorar. As pessoas mesmo que de forma indireta me cobram isso. Churrascos de família, todos lá com seus namorados e eu sem assunto, certamente mexendo no celular. Até minha irmã de 9 anos me questiona por que só eu ainda não tenho namorada. Meus amigos, a maioria são mais velhos e já estão casados ou se caminhando para isso. Claro que isso ninguém fala, mas percebo que as pessoas acham que preciso de uma namorada para provar algo para elas ou quebrar pré-conceitos que elas tem a meu respeito. Mas eu não preciso me auto afirmar, muito menos usar uma namorada pra isso.

Fora estas questões, ainda tem a parte mais difícil: Esperar. Uma condição constantemente atropelada por ansiedade e desespero. Mas o que é Esperar? Pra mim, é como diz a música: Esperar é Caminhar. Muitos entendem esperar, como estagnar, na expectativa de que algo venha ao seu encontro. Pra mim é totalmente o contrário; parece paradoxal, mas esperar é caminhar para o objetivo que você deseja alcançar. Porque é nessa caminhada que você cresce, se prepara e se fortalece, o que consequentemente agrega mais valor ao tão esperado namoro e sobretudo em seu próprio caráter. 

"Sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." 
(Rm 5.3b-5)

Nem sempre esperar precisa ter essa conotação de sofrimento e tribulação. Isso acontece se fecharmos os olhos e focarmos apenas no que queremos e nos esquecemos de tudo que está a nossa volta. Existem coisas na vidas que também merecem ser percebidas e que não são menos importantes que o amor. Eu por exemplo, parei de querer viver as coisas que ainda não tenho, e passei a dar mais valor ao que tenho hoje. Pois essa vida de solteiro, de desprendimento, independência e liberdade, sentirei muita falta aos 40 anos quando estiver sufocado com tantos compromissos e responsabilidades e totalmente dependente de família, filhos, etc. Me lembro de como já sofri, chorei e orei a Deus que me concedesse essa tão esperada pessoa. Graças a Deus minhas orações não foram atendidas no momento esperado. Uma bênção no tempo errado pode se tornar maldição. E pra mim, pior do que sofrer é causar o sofrimento de uma pessoa querida. Mas hoje vejo claramente que nunca namorei porque não era o tempo. Quando me dispus a ver atentamente que a vida é muito mais que o esperado, o que eu tenho hoje passou a me ser suficiente.

Por isso, você que é jovem, ou não tão jovem, mas que espera por aquela pessoa única com qualificação intransferível de lhe fazer feliz, aprenda a esperar. Mesmo sem uma resposta imediata de Deus, mesmo em um silêncio inquieto, você pode desfrutar e contemplar belezas que a vida só vai lhe proporcionar agora e que existe paz em dias de quietude. Lembre-se também que esperar não é parar no tempo, é se preparar; amadurecer; é caminhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário